Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é parte de uma base sólida para o sucesso de pequenas empresas.
Se uma pequena empresa fizer mal o SEO, ela corre o risco de se tornar como um daqueles programas de TV que vão ao ar em um canal obscuro no meio da noite.
Mesmo se for um grande show, será difícil para ele ganhar seguidores porque é muito difícil de encontrar. Da mesma forma, você pode ter um negócio maravilhoso, mas se o Google não mostrar seu site nos resultados de pesquisa, os clientes em potencial terão dificuldade para descobrir mais sobre você.
Quando os empreendedores fazem o SEO certo, eles podem ver aumentos no tráfego do site, na visibilidade da marca e na receita. Isso contribui para um crescimento mais forte e mais oportunidades de vendas.
Se você iniciar um negócio sem uma estratégia definida para aumentar sua presença online, verá que os concorrentes lhe tiram negócios, uma vez que a pesquisa se tornou um impulsionador cada vez mais importante de receita para empresas B2B e B2C.
Esta postagem cobrirá os conceitos básicos de SEO para pequenas empresas, desde a pesquisa de palavras-chave até dicas sobre como economizar tempo ao criar conteúdo de qualidade.
O que é SEO para pequenas empresas?
A otimização de mecanismos de pesquisa é o processo de otimizar o site da sua empresa para que possa ser encontrado e indexado por rastreadores de mecanismos de pesquisa, que são bots que vasculham a internet, encontrando e classificando o conteúdo. (Confira este guia completo para SEO para saber mais.)
O SEO de sucesso para pequenas empresas envolve o uso de vários componentes-chave do marketing de conteúdo. Domine esses fundamentos e seu tráfego começará uma ascensão constante.
Pesquisa de palavras-chave – é o ato de aprender quais termos e frases seus clientes em potencial digitam nos mecanismos de pesquisa.
Ao descobrir o que as pessoas estão procurando para encontrar empresas relacionadas, para encontrar informações sobre sua empresa ou para encontrar informações sobre um tópico relacionado a sua empresa, você pode criar conteúdo que seja útil para elas.
Uma boa estratégia de palavras-chave é monitorada e atualizada regularmente, pois as tendências de como as pessoas pesquisam estão sempre em evolução. Para se manter na vanguarda, considere investigar as estratégias de SEO de seus concorrentes usando ferramentas.
Exemplo de uso de três serviços de streaming de TV
Redação – se suas páginas não forem informativas ou forem confusas, as pessoas sairão de seu site logo após o desembarque. Por outro lado, se você criar um conteúdo útil, bem elaborado e com argumentos convincentes, seus leitores estarão mais propensos a ler a página inteira (confira essas dicas de redação de SEO). Isso aumentará o tempo médio que um usuário passa em seu site, também conhecido como tempo no site. O tempo médio no site de um dos 10 principais resultados do Google é de três minutos e 10 segundos, então é crucial escrever textos de qualidade que façam os leitores ficarem por perto.
Marketing de conteúdo – uma estratégia de marketing de conteúdo bem elaborada enfatiza a escrita de posts – cada um com foco em uma palavra-chave específica – que informa e envolve seu público-alvo. Dependendo do tipo de negócio que você dirige, esta pode ser uma parte importante de sua estratégia online, mas pode não ser. Para testar isso, considere a criação de algumas postagens baseadas em informações usando a estratégia hub and spoke. Isso ocorre quando você cria uma página de destino centrada em uma palavra-chave competitiva com um volume de pesquisa decente que é essencial para sua pequena empresa; em seguida, você vincula de volta a essa página por meio de outras postagens de blog que cobrem palavras-chave de cauda longa relacionadas. Ao fazer isso, você criará um site que seja fácil para leitores e indexadores de mecanismos de pesquisa navegar, o que afeta muito a classificação das páginas de um site nas SERPs.
Criação de links – O número de links internos (links para conteúdo existente em seu próprio site) e links externos (quando um site diferente tem links para seu conteúdo) é um indicador que os SERPs usam para determinar a qualidade do seu site. É especialmente útil se você puder fazer com que sites de alta autoridade tenham um link para o seu conteúdo, pois isso é um forte indicador da qualidade do seu site.
Usabilidade e UX – SERPs irão rebaixá-lo se você tiver um site desajeitado, lento de carregar ou difícil de navegar. Além disso, uma página bem projetada mantém os visitantes por mais tempo.
SEO local – uma boa estratégia de SEO local envolve a utilização das táticas acima, mas com um foco especial nas redondezas. Pense em postagens de blog sobre tópicos locais, links de jornais locais populares e avaliações do Yelp de clientes locais.
Por que você deve se importar?
Sem uma estratégia de SEO, seu site provavelmente terá dificuldade para aparecer nos resultados de pesquisa. Mesmo para empresas com uma base de clientes locais, a visibilidade online é essencial. As pessoas não estão mais andando pela rua principal esperando encontrar um produto de que gostam ou um serviço de que precisam. Em vez disso, eles ligam seus telefones ou computadores – 86% das pessoas usam a Internet para encontrar empresas locais.
Sendo esse o caso, não é surpresa que a pesquisa orgânica (quando as pessoas pesquisam um termo e clicam em um link SERP) direciona 51% de todo o tráfego da web para B2B e B2C.
Se você deseja ganhar dinheiro no ambiente de negócios moderno, é fundamental que você tenha um plano para obter uma classificação mais elevada nas SERPs.
Dicas de SEO para pequenas empresas
Dica 1: concentre-se no SEO técnico
O SEO técnico é o processo de otimizar a estrutura das páginas do seu site para que os rastreadores possam “ler” e indexar o seu site corretamente. Se fôssemos personificar o rastreador, o objetivo é fazer com que ele verifique seu site e pense: “Nossa, essas páginas carregam rápido, todos os links funcionam e tudo está seguro. Não tenho dúvidas em promover este conteúdo. ”
Mesmo que a sua redação real seja incrível, problemas com o SEO técnico prejudicarão a capacidade do seu site de obter uma classificação elevada nas SERPs. Portanto, antes de criar um novo conteúdo para atrair clientes em potencial, avalie a qualidade do seu conteúdo de uma perspectiva técnica.
É melhor deixar alguns problemas para os engenheiros – como certificar-se de que seus protocolos de segurança e criptografia estão atualizados, otimizações de velocidade de página e estruturação de dados. Se você não tem esse conhecimento técnico, experimente:
Crie um mapa do site e envie-o ao Google – Dependendo das ferramentas que você usou para construir o seu site, existem plug-ins que você pode usar para criar um mapa do site. Yoast SEO é um plugin para usuários do WordPress que gera um mapa do site automaticamente e o mantém atualizado quando você publica novo conteúdo. Você pode enviar seu sitemap para o Google por meio do Google Search Console, um serviço gratuito que o Google oferece para ajudá-lo a gerenciar sua presença nos resultados de pesquisa do Google.
Remova páginas antigas que não apresentam bom desempenho – se seu site tiver muitas páginas que não recebem tráfego, suas classificações serão afetadas negativamente.
Consertar links antigos e quebrados – Os robôs SERP farão o downgrade de seu conteúdo se você enviar seu leitor de forma consistente para links desatualizados ou quebrados. Um estudo recente mostrou que o envio de usuários para links externos de alta autoridade é visto com bons olhos pelo algoritmo de classificação do Google.
Otimize suas imagens – Use imagens relevantes com legendas apropriadas. Você também deve usar a seção “texto alternativo” para dar uma descrição da imagem.
Se parece muito, não se preocupe. Existem ferramentas que podem ajudar. A ferramenta pode encontrar áreas de fraqueza e fornecer instruções passo a passo sobre como corrigi-las.
monitore a saúde do seu site com auditorias recorrentes
Nível de esforço necessário para se destacar nesta tarefa: Baixo. Você terá que fazer alguma pesquisa, mas ferramentas úteis estão prontamente disponíveis e as correções reais não são tão difíceis de implementar.
Dica 2: concentre-se em SEO local
Quase um terço de todas as pesquisas para celular são consultas baseadas em localização, como “restaurantes perto de mim”. E mesmo se “perto de mim” não for adicionado, o algoritmo do Google agora prioriza automaticamente as opções locais se você apenas pesquisar “restaurantes”. SERPs estão preparando pequenas empresas para ter sucesso com SEO local, por isso é fundamental que eles capitalizem a oportunidade.
Quase um terço de todas as pesquisas para celular são consultas baseadas em localização.
A parte mais importante do SEO local é configurar um perfil do Google Meu Negócio. Eles são gratuitos e de fácil manutenção.
Primeiro, reivindique sua lista do GMB aqui. Certifique-se de preencher tudo, incluindo o número de telefone e endereço local. As informações inseridas agora aparecerão nos resultados de pesquisa do Google.
Então, conforme as avaliações dos clientes chegarem, você receberá alertas. Você pode responder a esses clientes e iniciar uma conversa. Se você for pessoal e gentil, pode reforçar sua posição na comunidade.
O outro recurso crítico do Google Meu Negócio é a seção de perguntas e respostas. Você pode responder de forma proativa às perguntas que você acha que podem surgir, para que os clientes em potencial tenham uma experiência o mais simples possível.
use o Google Meu Negócio para ser visto localmente
Finalmente, não se esqueça dos diretórios locais. O Yelp, o TripAdvisor e as páginas amarelas permitem que as empresas se inscrevam online e cada um deles pode expô-lo a novos públicos.
Nível de esforço necessário para se destacar nesta tarefa: Baixo. Cada uma dessas plataformas torna isso mais fácil, então realmente não há desculpas para hesitar.
Dica 3: encontre palavras-chave que os clientes estão procurando
A melhor maneira de saber o que escrever é saber o que seu cliente ideal já está procurando. Então, se você puder responder às suas perguntas melhor do que ninguém, você será reconhecido pelo SERPs como uma empresa que deve aparecer no topo dos resultados.
Felizmente, existem muitas ferramentas disponíveis para tornar a pesquisa de palavras-chave mais rápida e fácil para proprietários de empresas com pouco tempo.
Para começar, você pode analisar as sugestões que recebe do recurso de preenchimento automático do Google. Conforme você digita algo na barra de pesquisa, percebe que recebe sugestões. Elas representam as frases mais pesquisadas – ou seja, o Google está fazendo uma pesquisa de palavras-chave para você. Use a lista como um ponto de partida para ideias de conteúdo.
Existem também ferramentas de pesquisa de palavras-chave dedicadas, que fornece uma análise rápida e fácil de digerir de palavras-chave relacionadas ao seu site ou a um tópico específico no qual você tem uma boa chance de classificação.
Depois de identificar as palavras-chave nas quais vale a pena focar, crie uma página em seu site ou uma postagem de blog visando cada uma dessas palavras-chave. (Dica profissional: certifique-se de entender a intenção de pesquisa das palavras-chave que você identificou.)
Nível de esforço necessário para se destacar nesta tarefa: Médio. A pesquisa de palavras-chave pode ser uma tarefa complicada de SEO para empreendedores com pouco tempo, pois requer tempo, conhecimento do comportamento do rastreador, estratégia e conhecimento de ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Dito isso, existem ferramentas que podem simplificar drasticamente o processo.
Dica 4: otimize o SEO na página
O SEO na página tem tudo a ver com as palavras na página. Embora o objetivo principal seja sempre criar conteúdo interessante que incorpore naturalmente suas palavras-chave alvo, também é importante estruturar suas postagens de uma forma que ofereça a melhor chance de ser localizado em uma pesquisa.
Otimize os títulos e manchetes das páginas – Seu título é um grande fator em sua taxa de cliques, que por si só é uma parte importante de como os SERPs determinam suas classificações. A taxa de cliques é a porcentagem de pessoas que visualizam seu título e acabam clicando nele. Você quer algo cativante com cerca de 60 caracteres, para que não seja cortado. Se o seu título for muito longo, o SERP irá inserir uma elipse no final do limite de caracteres, e o leitor pode ficar se perguntando sobre o que realmente trata sua postagem.
Use tags de cabeçalho adequadas – Os cabeçalhos que você usa para cada seção de sua postagem podem ser otimizados para conter palavras-chave relevantes. Além disso, ao tornar seu site digerível e claro para os leitores, você aumentará as métricas sempre importantes de tempo no site.
Limpe suas metatags – Cada sistema de gerenciamento de conteúdo permite que você insira metatags, que são essencialmente apenas descrições de seu conteúdo. Essas tags são usadas por rastreadores de pesquisa para garantir que a descrição do seu site corresponda ao conteúdo da página. Ao usar palavras-chave e descrições relevantes em suas metatags, você garante que os rastreadores saibam do que trata sua página.
Nível de esforço necessário para se destacar nesta tarefa: baixo a médio. Uma grande parte do esforço aqui será identificar quais páginas são mais importantes para investir na otimização. Use uma ferramenta para lidar com essas páginas primeiro para economizar tempo e obter o máximo de suas otimizações na página.
Dica 5: simplifique o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo leva tempo e energia, e as pequenas empresas podem ficar sem recursos. Siga estas dicas para obter o melhor retorno do seu investimento em marketing de conteúdo.
Use modelos – Parte do conteúdo do seu artigo ou páginas de destino podem seguir o mesmo formato todas as vezes, reduzindo assim a carga cognitiva de ter uma nova ideia. Um bom exemplo disso são as postagens de desmontagem, que são análises detalhadas de um aspecto de um negócio ou produto. Por exemplo, você pode analisar, comparar e contrastar as páginas de preços de duas empresas. Repita esse processo para quaisquer duas empresas, obtendo assim um formato confiável que nem sempre fica desatualizado porque você está sempre trazendo novas informações à luz.
Use vídeos – geralmente é mais rápido criar um vídeo do que escrever uma postagem. Os usuários da Internet são consumidores vorazes de vídeo, então adicionar vídeo ao seu conteúdo é uma boa ideia, mesmo que não economize tempo. Ferramentas como o Wistia estão disponíveis para ajudá-lo a otimizar seus vídeos para SEO.
Aproveite a mídia social e outros canais de distribuição – não confie apenas na pesquisa orgânica. As pequenas empresas bem-sucedidas são as que correm. Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais e identifique canais de distribuição relevantes para postar seu conteúdo. O Reddit, com sua lista quase infinita de subreddits e interesses de nicho, é um ótimo lugar para começar.
Nível de esforço necessário para se destacar nesta tarefa: Médio. Embora simplificar seja mais fácil do que pensar um pouco em sua estratégia, não há como evitar o trabalho árduo que envolve a criação e o compartilhamento de conteúdo de qualidade.
Dica 6: Crie autoridade com links
Ter outros sites vinculados ao seu site melhora sua posição nos mecanismos de pesquisa. Isso ocorre porque o Google entende a quantidade – e a qualidade – dos backlinks como um indicador de que vale a pena ler seu site. A pesquisa mostrou que o número de sites com links para uma página se correlaciona com uma alta classificação SERP mais do que qualquer outra estratégia de SEO.
Para construir links locais, você precisa ter uma estratégia de alcance. Isso pode ser tão simples quanto criar uma planilha que inclua os nomes, e-mails e números de seus contatos em potencial. Pode incluir jornais locais, blogueiros, páginas de eventos e empresas (não competitivas). Menções positivas na mídia são uma dádiva de Deus para uma pequena empresa emergente.
Uma maneira de encontrar bons lugares para backlinks em potencial é ver onde seus concorrentes estão obtendo links. Então você pode direcionar os mesmos lugares.