Confie em nós, você não quer que o Google odeie seu site. Felizmente, você pode reduzir os tamanhos dos arquivos de imagem para ajudar a melhorar o desempenho do seu site.
Um problema com a formatação deles é que as modificações geralmente reduzem sua qualidade (o que, por sua vez, pode fazer o visitante odiar seu site). Isso não é uma coisa ruim, desde que você não os torne feios.
Existem alguns truques e técnicas que permitem reduzir o tamanho do arquivo de imagem e ainda mantê-los bonitos o suficiente para exibi-los com orgulho em seu site. Então, vamos dar uma olhada em como formatar suas imagens sem torná-las feias, bem como otimizar imagens para web e desempenho.
O que significa otimizar imagens?
Imagens grandes tornam as páginas da web mais lentas, o que cria uma experiência de usuário nada ideal.
Otimizar imagens é o processo de diminuir o tamanho do arquivo, usando um plugin ou script, o que acelera o tempo de carregamento da página. A compressão com e sem perdas são dois métodos comumente usados.
Os benefícios de formatar suas imagens
Primeiro, por que você precisa formatar suas imagens? Quais são os benefícios? Existem inúmeros benefícios de otimizar o desempenho de suas imagens. De acordo com o HTTP Archive, em novembro de 2018, as imagens representam em média 21% do peso total de uma página da web. Então, quando se trata de otimizar seu site WordPress, depois do conteúdo de vídeo, as imagens são de longe o primeiro lugar que você deve começar!
É mais importante do que scripts e fontes. E, ironicamente, um bom fluxo de trabalho de otimização de imagem é uma das coisas mais fáceis de implementar, embora muitos proprietários de sites ignorem isso.
Se sua página demorar muito para carregar, seus visitantes podem se cansar de esperar e passar para outra coisa. Para obter mais informações sobre como otimizar o tempo de carregamento da página, consulte nosso guia detalhado de otimização da velocidade da página.
Combinado com um ótimo plugin de SEO para WordPress, ele melhora o seu SEO. Seu site terá uma classificação mais elevada nos resultados do mecanismo de pesquisa. Arquivos grandes tornam seu site mais lento e os mecanismos de pesquisa odeiam sites lentos. O Google também provavelmente rastreará e indexará suas imagens mais rapidamente para a pesquisa de imagens do Google. Curioso para saber qual porcentagem de seu tráfego vem da pesquisa de imagens do Google? Você pode usar um segmento do Google Analytics para verificar o tráfego de pesquisa de imagens do Google.
Criar backups será mais rápido.
Tamanhos de arquivo de imagem menores usam menos largura de banda. Redes e navegadores irão apreciar isso.
Requer menos espaço de armazenamento em seu servidor (isso depende de quantas miniaturas você otimiza)
Como otimizar imagens para web e desempenho
O objetivo principal de formatar suas imagens é encontrar o equilíbrio entre o menor tamanho de arquivo e uma qualidade aceitável. Há mais de uma maneira de realizar quase todas essas otimizações.
Uma das formas mais populares é simplesmente compactá-los antes de enviar para o WordPress. Normalmente, isso pode ser feito em uma ferramenta como Adobe Photoshop ou Affinity Photo. Algumas dessas tarefas também podem ser realizadas usando plug-ins, que veremos mais a seguir.
As duas coisas principais a serem consideradas são o formato do arquivo e o tipo de compactação que você usa. Ao escolher a combinação certa de formato de arquivo e tipo de compactação, você pode reduzir o tamanho da imagem em até 5 vezes. Você terá que experimentar cada imagem ou formato de arquivo para ver o que funciona melhor.