Em 2017, aproximadamente 61% dos profissionais de marketing disseram que melhorar seu SEO e sua presença orgânica era sua principal prioridade de marketing de entrada. Mas mesmo para grandes corporações, o SEO leva tempo e energia – sem mencionar um orçamento realista.
Embora o SEO ofereça um excelente ROI a longo prazo, é importante observar que um bom SEO não acontece da noite para o dia. E, como qualquer estratégia de marketing de sucesso, você precisa de um orçamento adequado para ter sucesso.
É por isso que muitas startups acreditam que a otimização de mecanismos de pesquisa não vale o investimento. Isso é um grande equívoco.
É perfeitamente possível criar uma estratégia de SEO de sucesso, mesmo com um orçamento limitado. Na verdade, as startups e as pequenas empresas sem dúvida são as que mais se beneficiam da otimização de mecanismos de pesquisa porque é um investimento de tempo mais do que um investimento de dólares.
Como as startups não têm o reconhecimento do nome do seu lado, o marketing digital terá um papel extremamente importante no quanto seus negócios crescem – ou não.
Resumindo, se você deseja melhorar seus rankings de busca e o reconhecimento de sua marca, você precisa investir em SEO. As estratégias de SEO usadas por startups e grandes empresas podem ser diferentes, é claro, mas a necessidade de SEO não muda só porque você é novo no mercado.
Muito pelo contrário, na verdade. Você só precisa ser esperto sobre como gasta seu orçamento para garantir que está obtendo o ROI de que precisa. Para tanto, aqui estão algumas dicas essenciais de SEO que toda startup precisa saber (e usar).
Crie um excelente conteúdo
Existem certos itens indispensáveis em quase todas as necessidades do site. O seu normalmente precisará de uma página inicial, uma página sobre, uma página de serviços ou produtos, uma página de contato e talvez muitas outras. Mas seu site também precisa de um blog.
Muitas empresas não acham que têm algo sobre o que blogar ou não entendem muito bem por que alguém em seu setor estaria interessado em ler suas postagens. Mas postagens de blog atualizadas regularmente são uma das melhores maneiras de impulsionar seu SEO sem ter que gastar muito dinheiro.
O Google gosta de recompensar sites que são atualizados com frequência e que contêm informações relevantes e interessantes. O blog permite que você alcance esses dois objetivos. Suas postagens podem ser educacionais ou divertidas, com uma mistura de infográficos, conteúdo de vídeo e conteúdo de formato longo combinados com os anúncios típicos de sua empresa.
Não sabe sobre o que escrever? Faça uma pesquisa sobre uma pergunta simples: quais problemas meus clientes estão tentando resolver? Se você puder fornecer soluções para os problemas deles ou responder às consultas de pesquisa que eles estão digitando, será mais provável que seu conteúdo seja lido e compartilhado.
Não se esqueça: as postagens do blog também fornecem a oportunidade ideal para o uso de palavras-chave. Depois de realizar uma pesquisa completa de palavras-chave e determinar quais termos de pesquisa segmentar, você pode trabalhar esses termos organicamente em suas postagens de blog.
Se você fizer isso corretamente, poderá melhorar suas classificações de pesquisa nesses termos e aumentar o tráfego geral. O blog pode parecer um aspecto simples de uma estratégia de SEO (e de certa forma é), mas isso não significa que não seja valioso. Não ignore o blog; definitivamente não está morto.
Compreenda o valor das palavras-chave de cauda longa
Agora você sabe que toda empresa – independentemente do tamanho ou das restrições orçamentárias – precisa de um blog. O que você incluir nesse blog será diferente dependendo do seu setor e de muitos outros fatores.
Mas uma coisa que é um elemento universal para qualquer blog é o uso de palavras-chave cuidadosamente pesquisadas e implementadas organicamente.
A realização de pesquisas de palavras-chave pode ser um processo complexo (que é apenas uma das razões pelas quais até mesmo as startups deveriam trabalhar com uma agência de SEO!). Segmentar os tipos errados de palavras-chave pode resultar em perda de tempo e dinheiro. Mas almejar os tipos certos de palavras-chave pode permitir que você melhore sua visibilidade geral na web.
Para startups, especificamente, palavras-chave altamente competitivas provavelmente não são uma boa escolha. Quanto mais amplo o termo, mais competitivo ele normalmente é. Quando seu orçamento não se compara ao de uma grande corporação em seu setor, provavelmente você não vai ultrapassar as classificações da página um. Isso não significa que você não deva usar esses termos em sua cópia da web, no entanto.
Eles podem adicionar pistas de contexto importantes que mostram ao Google como seu conteúdo é relevante. Mas quando você está focado nos fatores de classificação de pesquisa, é importante ser realista.
Neil Patel enfatiza a importância das palavras-chave de cauda longa para startups. Esses termos de pesquisa mais longos (geralmente contendo de três a cinco palavras) podem realmente ajudá-lo a se concentrar no que seus clientes desejam saber.
Você compreenderá melhor o comportamento desses usuários quando estiverem online, o que significa que estará em uma posição melhor para captar a atenção e apelar aos interesses deles.
Em vez de tentar atingir um termo de pesquisa genérico que aponta para um de seus produtos ou serviços, use esse termo genérico como parte de uma palavra-chave mais longa. Freqüentemente, essas palavras-chave podem determinar os tópicos sobre os quais você escreverá em seu blog.
Em última análise, isso significa que sua estratégia será mais focada e você terá que gastar menos tempo encontrando tópicos sobre os quais escrever. Além disso, você terá mais probabilidade de se classificar nessas palavras-chave menos competitivas, ao mesmo tempo que captura o interesse do usuário.